Skip to content

Embaixador André Corrêa do Lago reúne-se com as IEC

4 de dezembro de 2012

Embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil na COP-18, foi o convidado especial na reunião das Iniciativas Empresariais em Clima (IEC) nessa terça-feira, 4, no Centro Nacional de Convenções do Qatar.

A mensagem foi positiva, diferente do contexto de 2011, o Embaixador registrou que nessa Conferência sabe-se para onde ir, o que precisa ser definido, e que, apesar de sérios problemas técnicos e políticos, as questões mais relevantes, como o novo período do Protocolo de Quioto, devem começar a se desenrolar amanhã. As muitas questões pendentes que ficarão sem solução devem ter um espaço de debate após a COP; espaço esse ainda sem pista.

A grande novidade que as empresas ouviram nessa conversa foi a perspectiva de um processo de negociação mais inclusivo, que considere as iniciativas, visões e demandas dos atores da sociedade civil, entre eles o Setor Privado e no qual Estados e cidades tenham assento. O Embaixador comentou que se há anos as negociações legislam, é chegado o momento de voltar-se para a implementação, o que se dá no nível subnacional, necessariamente com a participação plural da sociedade.

Hoje os países posicionam-se pela média do desempenho nacional na redução das emissões, no entanto a posição dianteira assumida por alguns setores pode ser apresentada pelo Brasil, no âmbito das negociações, sem implicar metas mais agressivas ao país.  A construção da estratégia para as negociações internacionais deve, assim, combinar processos top-down e bottom-down de coleta e sistematização de informações.

Animados com esse horizonte, os representantes do Setor Privado brasileiro já consideram o desafio de organizarem-se para que o espaço, quando aberto, seja efetivamente ocupado.

 

Mariana Nicolletti, GVces

Comentários

There are no comments on this entry.

Comentar

Parceiros

Twitter Facebook Facebook Twitter Twitter Facebook Facebook Twitter

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever a nossa newsletter.