Skip to content

Forte presença de investimentos privados na conferência do clima

9 de dezembro de 2015

A presença do setor financeiro privado tem se despontado na 21ª conferência do clima (COP 21) em Paris.  Uma grande mobilização dos investidores institucionais em eventos e discussões em torno do compromisso de mensurar, reportar e diminuir a pegada de carbono tem aparecido nos primeiros dias, a exemplo do Action Day, ocorrido no ultimo dia 06.  

Além disso, uma série de iniciativas tem ganhado força durante a conferência como o Portfolio Decarbonization Coalition e o Montreal Carbon Pledge.

A primeira iniciativa, organizada pela UNEP-FI, tem a ambição de mensurar e divulgar informações sobre exposição de investimentos com pegada de carbono, além de agregar investidores institucionais com o compromisso de desinvestir pelo menos em parte seu portfolio de investimentos em carbono.  A iniciativa contava no início da COP com membros que representam cerca de US$600 bilhões de ativos sob gestão.

De forma complementar, o Montreal Carbon Pledge, iniciativa do PRI iniciada em 2014, até o início da COP já havia mobilizado 120 investidores globalmente responsáveis por mais de US$10 trilhões de dólares de ativos sob gestão, com investidores de peso como PGGM, Calpers, Calvert, entre outros.

Mais informações sobre iniciativas de investidores institucionais e mudanças do clima podem ser encontradas na plataforma de investidores sobre clima no http://investorsonclimatechange.org.

Paula Peirão (GVces)

Comentários

There are no comments on this entry.

Comentar

Parceiros

Twitter Facebook Facebook Twitter Twitter Facebook Facebook Twitter

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever a nossa newsletter.